Transformar a sua casa em Alojamento Local para arrendamento turístico é uma excelente opção para ganhar uma renda extra.
Em Portugal, estima-se que os anfitriões obtêm um rendimento extra de 3.350 euros por ano com arrendamento de curta duração.
1. O imóvel
Terá maior vantagem se a habitação estiver situada em Lisboa, Porto ou Algarve, pois estas são as regiões que lideram o turismo. Também casas que entejam localizadas perto ou no centro histórico das suas respetivas cidades ou junto à praia têm maior procura.
2. Trate da documentação necessária
Para funcionar como AL, o seu imóvel necessita de obter uma licença própria, que lhe permitirá oferecer legalmente serviços de alojamento ou arrendamento temporário. O primeiro passo é inscrever-se nas Finanças e, em seguida, comunicar ao Balcão Único Eletrónico, apresentando alguns documentos, entre eles:
- Cópia simples de identificação do titular ou Certidão Permanente de Registo Comercial, no caso de pessoa coletiva
- Termo de responsabilidade
- Caderneta predial
- Contrato de arrendamento
- Cópia da declaração das Finanças
Com esta etapa concluída, a Câmara Municipal tem um prazo de 30 dias para confirmar a veracidade da documentação e emitir um parecer. Uma vez com o comprovativo do registo, o proprietário já pode usufruir do espaço para arrendamento turístico.
Não se esqueça, para além da licença, de outras obrigações legais:
- Livro de reclamações
- Certificação energética (obrigatória se a propriedade se reportar a edifícios ou frações autónomas abrangidas por este sistema de certificação
- Comunicar a entrada e saída de estrangeiros ao SEF, obrigatória por lei. O BA Direto permite fazer a comunicação de dados à distância, de forma imediata.
3. Conhecer o público-alvo
As características do imóvel: se tem piscina, ginásio ou outras comodidades, são elementos que valorizam a casa. Estas influenciam o valor solicitado pelo aluguer, o que pode condicionar o tipo de público: uma casa com mais comodidades pode atrair hóspedes de um segmento mais luxuoso.
A localização do imóvel é igualmente importante: na cidade, pode atrair mais viajantes em negócios; junto à praia, atrai mais hóspedes em lazer. O tipo de público afetará ainda o número de quartos e hóspedes permitidos: uma casa grande e com muitos quartos é mais prática para grupos, enquanto uma casa pequena e com mais privacidade é ideal para casais.
4. Criatividade na decoração
Quer opte por um estilo mais minimalista ou, a decoração deve trazer personalidade ao ambiente. Invista numa decoração que seja elegante e confortável para que os hóspedes se sintam em casa.
5. Dê destaque às características únicas da sua casa
Há características que tornam a sua casa naturalmente especial como ginásio, aquecimento central, lareiras interiores ou exteriores, cozinhas funcionais com todas as comodidades, luz natural e uma boa vista.
Espaços como varandas, terraços ou jardins, ou elementos de água como pequenas fontes ou piscinas, ajudam a criar um ambiente único para os hóspedes usufruírem da sua casa e são ideais para destacar em fotografias iniciais dos anúncios de arrendamento.
Para saber a ficar ainda dicas em como maximizar o lucro no seu Alojamento Local leia o nosso artigo.