Tem um imóvel e pretende rentabilizá-lo? O que será melhor para si? Alojamento Local ou o tradicional arrendamento mensal?
Se tem uma casa para colocar no mercado de arrendamento, saiba quais as grandes diferenças das principais modalidades disponíveis (Alojamento Local vs. Arrendamento mensal vs. Arrendamento tradicional ou de longo prazo).
Arrendamento tradicional (Arrendamento de longa duração)
Esta modalidade é o arrendamento mais tradicional, feito por períodos normalmente não inferiores a 1 ano.
Tem uma legislação muito própria e é também a opção mais comum e com menos risco.
Vantagens
- Estabilidade: Preço fixo todos os meses do ano.
- Menor Risco: Não depende de taxas de ocupação, reservas e cancelamentos.
- Logística: Não tem que perder tempo em tarefas relacionadas com o arrendamento. Os hóspedes só mudam uma vez por ano, se mudarem.
Desvantagens
- Usufruto: O proprietário não consegue visitar nem utilizar o imóvel.
- Falta de controlo: Menor controlo sobre o estado de preservação.
- Pagamentos em falta: Pode ter dificuldades em cobrar a renda a tempo e horas.
- Exigência Legal: Leis bastante rígidas, maior dificuldade em terminar contratos.
Alojamento local
Considera-se Alojamento Local todos os imóveis disponíveis para arrendamentos inferiores a 30 dias de duração. Normalmente são estadias de curta duração. As estadias, em média, são de 3 a 5 noites.
Esta opção pode ser altamente rentável nas zonas mais turísticas e, principalmente, nas épocas altas do ano (verão, épocas festivas, feriados, etc.).
Vantagens
- Pagamento assegurado: A estadia só acontece depois de receber o dinheiro da reserva.
- Redução do risco de deterioração: Visita o imóvel entre cada reserva, o que lhe permite controlar possíveis danos e preservar assim o controlo e a manutenção do imóvel.
- Disponibilidade e flexibilidade: Como os períodos de reserva são de curta duração, o proprietário pode visitar e utilizar a casa sempre que precisar. Podendo até bloquear a disponibilidade para os períodos desejáveis.
- Facilidade na Divulgação: Tem imensas plataformas onde pode publicitar o seu imóvel. Onde existem milhares de pessoas à procura de um local para ficar, todos os dias.
Desvantagens
- Alguma sazonalidade: A taxa de ocupação é mais alta nos meses de época alta do que no resto do ano.
- Ocupação Mensal: É difícil atingir os 100% de ocupação mensal, pelo que haverá dias desocupados e, consequentemente, sem rendimento.
Arrendamento mensal
Apesar de ser uma forma relativamente recente de arrendar apartamentos, é altamente rentável, uma vez que a maioria dos proprietários ainda opta pelo Alojamento Local e pelo Arrendamento tradicional.
As estadias nesta modalidade são, no mínimo, de 1 mês e vão até 1 ano. Os clientes são, por exemplo, profissionais que mudam de região por questões de trabalho, pessoas que procuram tratamentos médicos fora do país, arrendatários que têm a casa em obras e precisam de arrendar outra por alguns meses, etc.
Vantagens
- Licenciamento não exigido: Não necessita de ter licença de Alojamento Local.
- Altos rendimentos: Os valores são calculados por noite, tal como no Alojamento Local, o que os torna bastante superiores aos valores dos arrendamentos tradicionais.
- Disponibilidade: Se precisar, pode utilizar a casa durante o ano. Pode alugá-la apenas durante alguns meses e utilizá-la no restante período.
Desvantagens
- Rendimentos em época alta: Dependendo das alturas do ano, a opção de curta duração (Alojamento Local) pode ser mais rentável.
- Ocupação: Pode não conseguir ocupar o imóvel durante todo o ano, pois a procura é muito específica e não é tão elevada como no Alojamento Local ou tradicional.
Estas são as três principais modalidades para arrendar casa. Informe-se bem e descubra a solução mais vantajosa e simples para si.
Este artigo tem como fonte de informação a Feels Like Home.