Este ano de 2020 foi certamente um ano completamente diferente de qualquer outro. Muitos afirmam até que nos encontramos num “novo normal”.
Assim, surge a necessidade de repensar quais são as tendências que virão no próximo ano para o Alojamento Local e colocar quaisquer preocupações em perspetiva.
Nesse sentido, torna-se essencial adotar as últimas tendências em resposta às mudanças de comportamento dos clientes, devido à pandemia Covid-19.
Abaixo, pode encontrar um resumo das tendências para o Alojamento Local.
Segurança e Higiene
Existem várias tendências de que podem ser amplamente descritas como sendo relacionadas com segurança e higiene e que se tornaram especialmente importantes com o surgimento da Covid-19, à medida que o mundo se ajusta ao vírus e aos esforços para conter a sua propagação.
Leia o nosso Plano de Recuperação para o seu Alojamento Local para encontrar mais detalhes de como deve proceder.
Pagamentos “sem contacto”
Para além de eliminar constrangimentos e melhorar a experiência do cliente, a pandemia também aumentou a procura por pagamentos contactless.
Muitos clientes e membros do seu staff começaram a sentir algum desconforto em lidar com dinheiro. Sem dúvida que oferecer a opção de pagamentos “sem contato” passou a ser visto por muitos como uma necessidade ao invés de um luxo.
Chatbots
Os chatbots são outra das principais tendências vinculadas ao atendimento ao cliente e podem ser especialmente úteis para fornecer respostas rápidas a perguntas, mesmo quando a equipa humana não está disponível.
O chatbot permite resolução de problemas de forma rápida, mas pode também agregar informações e passá-las para um representante humano, se necessário.
Check-in no telemóvel
Oferecer um serviço de check-in telemóvel é uma das tendências para Alojamento Local mais úteis para reduzir a necessidade de contato humano e este é um conceito especialmente importante no contexto em que vivemos.
A ferramenta BA Direto permite-lhe enviar o link com o formulário para que seja o hóspede a preencher com os seus dados. Saiba mais sobre este assunto no artigo que temos sobre Distanciamento Social no envio dos dados ao SEF.
Experiência local
Outra tendência que vai dominar o Mercado é o desejo dos turistas aproveitarem experiências locais.
Muitas pessoas não querem simplesmente experimentar uma vida semelhante à sua, mas em um local diferente. Em vez disso, eles querem experimentar um estilo de vida autêntico no local que visitam.
Os gestores de Alojamento Local estão a dar resposta ao oferecerem produtos locais e aconselharem experiências mais autênticas aos hóspedes.
Alguns passaram a inserir elementos de decoração nos seus alojamentos mais tradicionais. Está à procura de ideias de decoração? Encontre-as neste artigo.
Sustentabilidade
Cada vez as pessoas estão preocupados com as questões ambientais e querem saber se os negócios com os quais lidam se estão a comportar de forma ética. Por este motivo, a sustentabilidade tem sido uma das tendências mais notáveis dos últimos tempos.
A própria legislação nacional em vigor está a inserir mais medidas que, apesar de ainda não serem obrigatórias, irão moldar o Turismo nacional nos próximos anos. Saiba mais sobre as medidas neste artigo dos Novos Requisitos de Funcionamento para o seu Alojamento Local.
Alimentação saudável e biológica
Semelhantemente, houve uma transição cultural para uma alimentação mais saudável e amiga do ambiente, com as pessoas a tornarem-se cada vez mais conscientes do que estão a colocar nos seus corpos.
Isso significou reformular os menús com opções mais saudáveis, como bebidas sem açúcar ou aditivos, opções sem glúten, sem laticínios, com baixo teor de gordura, vegetarianas e biológicas.
Esperemos que ao adaptar-se ao mercado de acordo com estas tendências o ajudem a manter a sua oferta competitiva. Que mudanças pensa implementar ao longo próximo ano? Partilhe connosco!