Já tem o seu AL registado no SEF, através do Portal SIBA, mas não sabe qual o método de envio que selecionou na altura?
Nós vamos explicar-lhe detalhadamente como pode proceder a esta consulta e como pode solicitar a alteração do método de envio.
Caso ainda não tenha o seu AL registado no SEF, clique aqui para saber como proceder ao registo.
Como consultar o método de envio?
Todos os passos!
1) Ir ao Portal do SIBA, através da seguinte ligação: https://siba.ssi.gov.pt/
2) Clicar em Área Reservada, no canto superior direito.
3) Clicar em Autenticar, no canto superior direito.
4) Inserir os dados de autenticação para o estabelecimento em questão.
Estes foram-lhe enviados por email aquando o registo do estabelecimento no SEF, através deste Portal SIBA.
Consulte o Ofício, onde constarão todos os dados necessários. Este Ofício tem a seguinte apresentação, exemplo.
5) Depois de autenticar o seu estabelecimento, poderá verificar os seus dados no canto superior direito.
Para consultar o método de envio e toda a informação que forneceu no momento do registo, clique em Atualização dos dados de inscrição.
6) É neste formulário que pode verificar qual o método de envio dos Boletins de Alojamento.
E caso não seja WEB SERVICE?
Para conseguir utilizar o BA Direto com sucesso, terá que solicitar a alteração deste modo de envio.
Caso o método de envio seja outro, deve proceder a esta alteração, entrando em contacto direto com o SEF.
Para isso, deixamos abaixo um modelo de email, com uma comunicação breve, para se proceder à alteração do modo de envio dos Boletins de Alojamento.
Após confirmação do SEF quanto à alteração do modo de envio dos Boletins de Alojamento, poderá usufruir de serviços que lhe possibilitem o envio dos mesmos de forma automática.De: <email de contato com que foi efetuada a inscrição no SIBA>
Para: siba@ssi.gov.ptAssunto: Alteração do modo de envio de boletins de alojamento para Web Service
Bom dia,
O meu nome é <Nome do contacto que consta da inscrição da Unidade Hoteleira no formulário do SIBA>, sou responsável pela Unidade Hoteleira <Nº de identificação fiscal>, Estabelecimento <Nº do Estabelecimento a que respeita a alteração>.
Solicito a alteração do modo de envio de Boletins do Estabelecimento supra identificado para Web Service.
Aguardo a vossa confirmação com a maior brevidade possível.
Esta confirmação por parte do SEF pode demorar entre 1 a 3 dias úteis.