Novo recorde de turistas norte-americanos em Portugal registado em Setembro
Segundo o INE, nesse mês registou-se mais de 204 mil hóspedes oriundos dos EUA, tornando-se assim o terceiro mercado emissor com mais impacto no nosso turismo.
Apenas os mercados do Reino Unido e de Espanha somaram maior número de hóspedes, com 262 mil hóspedes e 213 mil hóspedes respetivamente.
Assim, o mercado de turistas norte-americanos representa um peso de cerca de 10% do turismo global em Portugal.
Em relação ao número de dormidas, representa já uma fatia de 2,6 milhões de dormidas do total das 38,8 milhões de dormidas no acumulado durante o ano.
Este fluxo de turistas provenientes dos EUA começou a ter algum significado um pouco antes da pandemia. Em 2019 registou-se um crescimento de 52% face a 2017.
No entanto, no período pós-pandémico os visitantes dos Estados Unidos começaram a bater recordes de chegadas logo em março.
Turistas norte-americanos preferem Lisboa, o Norte e o Algarve
Segundo dados do Turismo de Portugal, Lisboa é o destino de eleição dos norte-americanos, com um 1,1 milhões de dormidas registadas nos primeiros oito meses deste ano.
Ficam também neste pódium a região Norte com 393 mil dormidas e o Algarve com 258 mil dormidas.
Dormidas de estrangeiros ainda abaixo de 2019
No entanto, apesar do crescimento que noticiámos em artigo anterior, as dormidas de estrangeiros estão abaixo do mesmo período pré-pandemia em cerca de 6,3%.