O que é Bleisure?
O bleisure é uma nova forma de turismo onde se estende uma viagem de negócios para uma viagem de lazer, ou o seu contrário.
Assim sendo, o colaborador faz o seu trabalho e aproveita as horas vagas para visitar e disfrutar da cidade para onde teve que viajar.
É também comum o viajante estender a viagem de negócios e aproveitar para uma pausa mais prolongada, que, como está claro, deve ser acordada previamente.
Naturalmente, este tipo de viagem mista representa maior receita para o turismo, pois desta forma o viajante de negócios vai prolongar a sua estadia e consequentemente vai consumir 3 a 4 vezes mais do que acontece numa viagem de negócios normal.
Tendência para 2023
Esta prática é cada vez mais comum entre as empresas que garantem assim maior satisfação dos seus colaboradores, fazendo com que estes se sintam mais valorizados.
Esta tendência será mais sentida em 2023, onde cada vez mais turistas híbridos irão procurar experiências onde possam aliar o lazer à vida profissional.
Como Impulsionar o Turismo “Bleisure”?
Existem algumas questões fundamentais para uma boa implementação do turismo “Bleisure”
Conhecer o Público-alvo
Grande parte destes viajantes de negócios pertencem à geração “millennials”, também conhecida por geração Y( pessoas nascidas entre 1981 e 1996 segundo o instituto de pesquisa Pew Research Center, ou na visão mais alargada do autor Neil Howe de 1982 e 2004), embora se possa englobar a geração Z.
Trata-se de um público-alvo bastante alarado. Portanto é necessário perceber e antecipar as suas necessidades.
Ajustar a oferta a horários específicos
Este público normalmente é composto por pessoas dinâmicas com interesse em atividades recreativas.
Assim sendo, é necessário que estas atividades se enquadrem fora dos seus horários de trabalho de forma a satisfazerem as suas necessidades.
Impulso para os acompanhantes
Estes turistas gostam de conhecer a cultura, gastronomia e tradições do local para onde viajam acompanhados por um familiar ou amigo.
Portanto é imperativo que as agências de viagens e operadoras turísticas ofereçam incentivos que incluam esta opção.
Não á sazonalidade
Torna-se necessário uma oferta turística que funcione durante o ano inteiro e não apenas nas épocas altas.
Para tal, de forma a obter maior visibilidade é fundamental criar novas estratégias de marketing relacionadas com este novo tipo de turismo “bleisure”
Aposta no turismo estrangeiro
Como referido no artigo de 19 de setembro, o turismo estrangeiro está a aumentar em Portugal.
Assim sendo, este novo tipo de turismo poderá impulsionar ainda mais a vinda de turistas estrangeiros ao nosso país.
Como tal, é necessário que todas as estruturas turísticas se tenham que adaptar, “reinventar” e “reimaginar” para captar maior número de turístas Bleisure.