O famoso selo “Clean & Safe” já foi disponibilizado também para os estabelecimentos de Alojamento Local.
Muitas têm sido as dúvidas acerca deste selo e da sua implementação no mercado do Alojamento Local, pois bem, já chegou e nós vamos ajudar-vos!
Como posso solicitar este selo para o meu AL?
Não se preocupe, nós desenvolvemos este artigo mesmo para o ajudar neste processo. Acompanhe com atenção o tutorial que preparámos para si!
1) Ir ao balcão ePortugal, aqui!
Seguir esta hiperligação: https://eportugal.gov.pt/
2) Selecionar a opção “Empresas e Negócios > Alojamento Local”
Passe com o ponteiro do rato por cima de “Empresas e Negócios” e selecione a opção “Alojamento Local”.
3) Selecione a opção “Declaração – Estabelecimento Saudável & Seguro”
Percorra a página até ao fundo e encontrará a opção da declaração, como pode observar na imagem abaixo.
4) Realizar serviço
Clique na ligação abaixo identificada.
5) Escolha uma forma de Autenticação no Portal
Esta autenticação pode ser feita de 4 formas. Todas elas têm mais informações quando selecionadas.
6) Autenticação através de Cartão de Cidadão
Nós optámos por esta via. Para concluir este passo de autenticação tem que ter um leitor de cartões (inserir o seu cartão de cidadão) e os seus códigos (PIN da autenticação).
Terá que dar autorização neste passo.
7) Inserir o número de registo do AL
Neste passo deve inserir o número de registo nacional do AL para o qual pretende o selo e clicar em “Continuar”.
Este n.º deve ser colocado de forma completa: “99999/AL”
8) Confirmar os dados do seu AL
Confirme se os seus dados estão corretos e clique em “Continuar”.
9) Identificação do declarante
Identifique-se e selecione qual a sua relação com o AL em questão.
Pode escolher “Próprio”, “Representante” e “Sócio-gerente / gerente / administrador / diretor”.
10) Caracterização do Alojamento
Confirme novamente alguns dados referentes ao AL que está a solicitar o selo.
11) Declaração Saudável & Seguro
É neste momento que vai selecionar e declarar que toma todas as precauções e cuidados exigidos para lhe ser atribuído o selo.
Leia atentamente cada um dos pontos e coloque um “visto” para avançar.
12) Declare que tomou conhecimento e que cumprirá todas as obrigações
Depois de declarar que irá cumprir todas as obrigações, clique em “Continuar”.
13) Resumo e Assinatura da declaração
Aqui pode consultar todos os dados inseridos anteriormente. Depois de verificar tudo pode então assinar a declaração.
14) Assinatura da declaração
Para esta operação ser bem sucedida deve descarregar a declaração, assiná-la e voltar a enviá-la.
Comece por fazer o download no 1.º ponto, assine (digitalmente ou fisicamente) e importe novamente o ficheiro já assinado.
Depois de carregar/importar a sua declaração assinada no ponto 3, deve clicar em “Confirmar”.
15) Pagamento do serviço (GRATUITO)
Embora seja um serviço gratuito, terá que “Confirmar o processo”.
Não ache estranho, pois este tipo de formulário serve para outros pedidos e alguns deles são pagos, por isso é que tem que passar sempre por este passo.
16) Finalize o processo
Clique em “Finalizar” para terminar este processo.
Como pode verificar aqui, este pedido não irá requerer uma decisão. É aprovado de forma automática aquando a sua submissão.
17) Declaração submetida com sucesso
Após este processo de submissão, chegará a este desfecho.
Receberá um email a confirmar a submissão do pedido.
Após a submissão do pedido
Irá receber um email muito idêntico a este com os dados do seu pedido e um documento em anexo.
Anexo do email
Esperamos ter ajudado e desejamos a todos bons negócios.
O BA Direto é uma empresa privada especializada em Alojamento Local e dedicada exclusivamente ao envio dos dados dos hóspedes estrangeiros para o SEF.
Disponibilizamos aos nossos clientes uma plataforma otimizada para procederem ao envio de Boletins de Alojamento sempre que receberem hóspedes estrangeiros, de forma direta, simples e segura. Poupando assim imenso tempo para outras tarefas.