BA Direto | Extranet: Começar a usar a Extranet
Caso ainda não tenha o seu Alojamento Local registado no SEF, através do portal do SIBA, deve proceder ao seu registo antes dos seguintes pontos.
Para conseguir comunicar através da ferramenta do BA Direto, deve ter como modo de envio dos Boletins de Alojamento a opção Web Service selecionada, no registo do SEF.
Os pontos que se seguem só podem ser realizados após a criação de uma nova conta no BA Direto. Essa conta deve ser ativada através de um link de ativação enviado para o seu email.
Para usufruir dos nossos serviços deve concluir os seguintes passos:
1º – Criar uma conta BA Direto
2º – Completar os dados da entidade exploradora dos Alojamentos
3º – Subscrever os serviços BA Direto (e Renovações)
4º – Verificar/Alterar o modo de envio do Boletim de Alojamento no SIBA
5º – Adicione os seus Alojamentos no BA Direto
Depois de efetuados os passos anteriores, pode então passar à parte operacional:
6º – Envio de Boletins de Alojamento
7º – Consultar os Boletins que aguardam preenchimento
Assista ao vídeo demonstrativo de como começar a usar a Extranet do BA Direto, aqui!
(Todos os passos em vídeo.)
1º – Criar uma conta BA Direto
Antes de tudo, é necessário criar uma conta no BA Direto.
Pode fazê-lo aqui: https://extranet.badireto.pt/
Para isso, basta indicar um email de registo e uma password definida por si.
Após este primeiro passo, é essencial que valide o registo no seu email para ativar a conta BA Direto.
Deve consultar a sua caixa de endereço eletrónico e seguir o link de ativação.
Se não receber o email na caixa principal, verifique a sua caixa de spam.
Caso não encontre este email, deve entrar em contacto connosco através do seguinte email: suporte@badireto.pt
2º – Completar os dados da entidade exploradora dos Alojamentos
Estes dados são utilizados para a emissão de fatura dos serviços BA Direto e devem ser os mesmos que constam no registo do SEF.
Selecione a opção Perfil no menu inicial da Extranet e ficará com duas secções: “Detalhes Utilizador” e “Dados Entidade“.
Em seguida, selecione Dados Entidade:
Após selecionar Dados Entidade, carregue no botão Ativar e preencha os dados da entidade exploradora:
Antes de guardar os dados da entidade verifique se toda a informação está correta, tendo especial atenção ao NIF (Número de Identificação Fiscal), pois não poderá alterá-lo após a submissão dos dados.
Em caso de engano na introdução do NIF, envie um pedido de alteração para suporte@badireto.pt
Saber mais sobre o separador PERFIL, aqui!
3º – Subscrever os serviços BA Direto (e Renovações)
Aceda à opção Pagamentos no menu inicial da Extranet:
Em seguida, indique o número de Alojamentos que deseja subscrever:
Após selecionar o número de Alojamentos, carregue no botão Continuar Pagamento:
Irá surgir uma janela com as referências Multibanco para efetuar o pagamento:
A referência MB tem a validade de 10 dias.
Após efetuar o pagamento, o estado da subscrição será ativada após um período que pode ascender a 10 minutos.
Pode aceder às subscrições através da lista que se encontra abaixo do formulário de pagamento.
Saber mais sobre o separador PAGAMENTOS e RENOVAÇÕES, aqui!
4º – Verificar/Alterar o modo de envio do Boletim de Alojamento no SIBA
Confira como pode proceder a esse registo, aqui!
Aquando o registo do seu Alojamento Local no portal do SIBA, deve ter especial atenção à opção que escolhe como modo de envio de Boletins de Alojamento.
Ao fazer a inscrição do seu Alojamento Local no SEF, através do portal do SIBA, a opção que deve escolher é WEB SERVICE como modo de envio.
No entanto, se já tiver feito o registo e o modo de envio seja outro, para proceder a esta alteração deve entrar em contacto direto com o SEF.
A nossa equipa desenvolveu uma minuta de um email para enviar ao SEF a solicitar essa alteração. Veja aqui!
Veja o nosso artigo que explica como pode proceder à alteração do modo de envio dos Boletins de Alojamento, aqui!
5º – Adicione os seus Alojamentos no BA Direto
Aceda à opção Alojamentos no menu inicial da Extranet para adicionar os Alojamentos subscritos.
É neste separador que pode adicionar, alterar ou eliminar os seus Alojamentos, após feita a subscrição do serviço.
Os dados do Alojamento devem corresponder aos que constam no SEF, coincidindo com os dados que vêm no Ofício emitido pelo SEF, quando efetuado o registo de uma Unidade de Alojamento na plataforma do SIBA.
Para o registo de um novo Alojamento na plataforma do BA Direto, carregue no botão Adicionar:
Com os seguintes dados pode então proceder ao preenchimento do formulário:
Saber mais sobre o separador ALOJAMENTOS, aqui!
6º – Envio de Boletins de Alojamento
O preenchimento do Boletim de Alojamento é efetuado em duas fases distintas com dois cenários possíveis.
1ª Fase
Deve indicar qual o Alojamento que recebeu os hóspedes, quantos hóspedes estrangeiros fazem parte dessa reserva e as datas de Check-in e de Check-out.
Após o preenchimento destes dados, pode optar pelo preenchimento imediato dos restantes dados de identificação de cada hóspede ou pelo envio por email desse formulário para o seu hóspede, de forma a que seja o próprio a preencher os seus dados de identificação.
2ª Fase
Se optou por um preenchimento imediato deve inserir os dados dos seus hóspedes estrangeiros e carregar no botão Enviar.
Não sendo necessária mais nenhuma intervenção, pois os dados serão enviados automaticamente para o SEF.
No caso de ter selecionado a opção de envio do formulário por email para preenchimento por parte do hóspede, deve, após este ter enviado os restantes dados, validar a veracidade da informação e enviar para o SEF.
Deve ter em atenção a data de envio do Boletim de Alojamento. De acordo com a lei, a informação deve ser enviada no prazo de 3 dias úteis após a data de Check-in.
Saber mais sobre o separador BOLETINS DE ALOJAMENTO, aqui!
7º – Consultar os Boletins que aguardam preenchimento
No separador Boletins por Preencher pode consultar os Boletins de Alojamento que continuam a aguardar preenchimento por parte do hóspede.
Copiar novamente o link
Esta funcionalidade irá permitir-lhe encontrar o Boletim a que diz respeito a estadia e poderá voltar a copiar o link para enviar novamente ao seu hóspede, reforçando a necessidade que existe acerca desta comunicação ao SEF.
Validade do link
Quando envia um link ao hóspede, este tem um prazo para ser preenchido!
O link expira após 5 dias a contar da data de Check-in e deixa de ser válido, desaparecendo da listagem!
Ao ser preenchido e submetido pelo hóspede, será notificado via email e o link desaparecerá também da listagem.
Depois poderá encontrá-lo a aguardar o seu envio para o SEF no separador “Boletins Alojamento”.
Após preenchimento, o link deixa de ser válido.
Atualização da Listagem de Boletins
A atualização dos Boletins de Alojamento acontece de hora a hora.
Portanto, depois do hóspede preencher e submeter o formulário do Boletim, o mesmo só aparecerá na listagem dos Boletins de Alojamento ao cumprir a hora seguinte.
Exemplo prático: Se o hóspede preencher o Boletim às 14:23 horas, receberá instantaneamente o email de aviso, mas o Boletim só aparecerá na listagem dos Boletins de Alojamento ao cumprir as 15:00 horas.
NOTA: Poderá, a qualquer altura, criar um novo Boletim para a mesma estadia. Ao criar um novo Boletim irá gerar um novo link.
Saber mais sobre o separador BOLETINS POR PREENCHER, aqui!
Pode obter mais informações de como deve proceder junto do SEF, acedendo às FAQ do BA Direto, carregue aqui.