O Turismo Rural em Portugal possui um papel importante na economia nacional não só pela sua capacidade
de “exportação cá dentro” e dinamização das economias, como também pela criação de emprego, promoção da sustentabilidade e criação de receitas para outros setores de atividade que beneficiam do Turismo.
As unidades alojamento de turismo em espaço rural, por norma, os seus edifícios incorporam os traços arquitetónicos e os materiais construtivos intrínsecos da região. De frisar também que os Empreendimentos de turismo no espaço rural têm uma legislação própria, muito mais rígida e exigente que o Alojamento Local.
Classificação dos empreendimentos de Turismo Rural:
1. Casa de Campo
Podem ser consideradas casas de campo, imóveis que se encontre localizados em aldeias ou locais rurais, que prestam alojamento a turistas. E que obedeçam à arquitetura tradicional da região.
2. Turismo de Aldeia
Designa-se por Turismo de Aldeia um conjunto igual ou superior a cinco casas de campos, situadas na mesma localidade ou na proximidade. Desde que sejam exploradas pela mesma empresa.
3. Agroturismo
Considera-se a possível classificação de Agroturismo, quando se tratam de imóveis que se encontrem inseridos em explorações agrícolas que prestem serviços de alojamento a turistas. E que desenvolvam atividades de animação relacionadas com a prática agrícola.
4. Turismo de Habitação
Os establecimentos de Turismo de Habitação possuem a caraterística de apresentar um elevado nível de qualidade. Porque os imóveis têm interesse a nível do património histórico e cultural.
Os imóveis são de grande dimensão, possuem história, e possuem um cariz familiar, onde os proprietários encontram-se também a residir.
Como obter apoios financeiros para a constituição de uma unidade de alojamento de Turismo Rural em Portugal?
1. Realizar o estudo de viabilidade e o plano de negócios
- Suportar uma candidatura aos sistemas de incentivos do Portugal 2020 e/ou Turismo de Portugal; ou a obtenção de financiamento junto de uma entidade bancária;
- Efetuar o diagnóstico de análise de mercado e estratégico, de forma definir o posicionamento, plano de ações e respetivo estudo de viabilidade para o projeto de investimento.
2. Entrar em contacto com a entidade camarária e o Turismo de Portugal
É importante que comunique à entidade camarária respetiva, sobre a sua intenção e o seu projeto. Verificar as necessidades ao nível do licenciamento e acerca do projeto de arquitetura, caso o mesmo seja exigido. Apenas no caso de pretender efetuar a classificação numas das categorias TER, deverá contactar também com a Turismo de Portugal de forma a verificar os requisitos e o processo para a classificação desejada.
Mais informação sobre as diferenças entre Alojamento Local e Empreendimentos turísticos no nosso artigo: https://www.badireto.pt/artigos/empreendimento-turistico-vs-alojamento-local/