QUALITY – Qualificação e Valorização do Alojamento Local é o nome do estudo que a AHRESP desenvolveu com o intuito de ajudar os empresários.
QUALITY – QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ALOJAMENTO LOCAL
Em meados de 2017, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal anunciou no âmbito do Programa QUALITY, um estudo que visa a caraterização dos estabelecimentos, os perfis dos empresários e a procura de Alojamento Local na AML – Área Metropolitana de Lisboa.
QUALITY – Qualificação e Valorização do Alojamento Local é o nome do estudo que a AHRESP desenvolveu com o intuito de ajudar os empresários a cumprir todas as regras obrigatórias que derivam da lei e ajudar a implementar as constantes alterações da mesma. No entanto, a AHRESP tem como objetivo primordial ajudar os empresários a resolver os seus problemas, a qualificar e a valorizar o seu negócio.
O desafio foi colocado ao Marketing FutureCast Lab (ISCTE-IUL), numa parceria com a Sítios, e teve como principal objetivo analisar o fenómeno do Alojamento Local na região de Lisboa, de forma a identificar as formas mais adequadas de promover o desenvolvimento deste conceito, tornando-o cada vez mais competitivo no cenário turístico atual.
O objetivo deste e outros estudos que estão em desenvolvimento aponta sempre para o enriquecimento da informação, visando uma melhor perceção e compreensão do Alojamento Local, não apenas circunscrito à AML, mas a todo o País.
Nesse sentido, a AHRESP vai dar início ao estudo de caracterização do Alojamento Local no Algarve, complementando assim a análise e o balanço do impacto do AL em todo o território continental.
“Depois de termos caracterizado a Área Metropolitana de Lisboa, as regiões Norte, Centro e Alentejo, vamos alargar o estudo ao Algarve, região que tem vindo a registar um aumento significativo destas unidades. De acordo com os dados do RNAL, no início da década existiam na região algarvia 2.827 estabelecimentos e atualmente existem mais de 30 mil, o que equivale a um crescimento de cerca de 1000%. Perante este fenómeno, é de extrema importância proceder à análise dos estabelecimentos”, adianta Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP.
O Programa QUALITY é inteiramente gratuito e para aceder ao mesmo basta fazer o registo no site e iniciar o processo de qualificação. Durante todo o processo, a AHRESP disponibiliza técnicos afetos a este Programa e aptos a prestarem-lhe todo o apoio de que possa necessitar.
Ao ser qualificado como QUALITY, garante que cumpre tudo o que a lei obriga, que a sua oferta se distingue pela qualidade e pelas boas práticas que empreende na gestão do seu negócio.
Ser-lhe-á atribuído um certificado, bem como acesso à plataforma, com referenciais de boas práticas e materiais de apoio à comunicação com o cliente, permissão para utilização da Marca QUALITY para promoção e divulgação de iniciativas próprias, e inserção num conjunto de benefícios e vantagens que, gradualmente, o Programa assegurará como meio de promoção destes estabelecimentos.
O Programa QUALITY aborda todos os requisitos legais obrigatórios à exploração do AL, sendo atualizado sempre que existem alterações que afetem a sua exploração. Desta forma, poderá verificar se cumpre com todos os novos requisitos e quais os procedimentos corretos para a sua implementação. Com este programa será possível verificar todas as obrigações legais do Alojamento Local, desde o seu registo, operação, até à sua comercialização. Para além disto disponibiliza uma série de boas práticas que contribuem para o saudável exercício da atividade.
Será realizado um inquérito, no âmbito do Programa QUALITY, dirigido a mais de 30.280 unidades de AL e a informação será recolhida através do preenchimento de um questionário, enviado aos empresários inscritos no RNAL – Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local e nas Câmaras Municipais da região.
O inquérito analisa três vertentes: perfil dos empresários, perfil dos hóspedes e caracterização da procura.
O inquérito é realizado em parceria com o ISCTE, a Sítios – Serviços, Informação e Turismo e com o apoio do Turismo de Portugal.
A AHRESP lançou o Programa QUALITY como forma de responder em tempo útil à dinâmica de crescimento do AL, garantir os padrões de qualidade exigidos e contribuir para o esforço nacional de promoção internacional do destino Portugal.