O Alojamento Local (AL) tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia. O cenário é marcado por adiamentos de reservas, cancelamentos e muitas dúvidas por parte dos hóspedes.
É Gestor de AL? Comece hoje mesmo a trabalhar na conceção de um plano de recuperação para gerir o seu negócio nestes tempos mais difíceis. Seguem algumas das nossas recomendações.
Perceba como está o seu negócio
Faça uma análise do ponto de situação. Quantas reservas foram alteradas? Quantas tem confirmadas? Quais as zonas mais afetadas? Este é o primeiro passo para perceber que estratégia deve implementar.
Invista na presença da sua marca
É natural que pense em cortar custos nesta altura de incerteza. Mas a verdade é que se parar agora e esperar até que a crise passe, os seus concorrentes irão ganhar vantagem competitiva. Com o devido planeamento, poderá fazer uma campanha extremamente bem-sucedida.
Se ainda não o fez, é essencial que comece agora a investir em marketing digital, de modo a proteger o nome e notoriedade da sua marca.
Deve incluir, nas suas redes de comunicação, informações sobre as mudanças e adaptações que estão a ocorrer nesta altura
- Mostre que tem consideração pelos seus funcionários, fornecedores e clientes.
- Existe flexibilidade nos preços e nas reservas? Houve alterações na política de cancelamento? Mostre aos clientes que estes poderão reservar com segurança, oferecendo garantias de reembolso.
- O que está a fazer para garantir uma correta limpeza do alojamento e o distanciamento social adequado? Garanta que o espaço está limpo e devidamente higienizado e que todas as medidas de segurança estão a ser cumpridas.
- Pode oferecer alguma comodidade extra? Para que uma casa de arrendamento turístico se destaque da vasta oferta podem ser incluídos “extras” que acrescentam valor e que podem levar o interessado a escolher uma casa em detrimento de outra.
Ofereça vouchers promocionais e descontos para estadias mais longas
Vouchers são uma excelente forma de fazer vendas agora que serão utilizadas mais tarde, quando o contexto turístico estabilizar. Lembre-se de não colocar limites de datas nos vouchers, pelo menos até ao final da crise.
Outra opção é oferecer descontos para famílias que procurem estadias mais prolongadas, de forma a atrair a atenção deste público.
Faça a gestão dos cancelamentos
As devoluções devem ser a sua última opção. Se possível, disponibilize vouchers que as pessoas possam utilizar quando quiserem, como referido acima.
Se o cliente insistir no cancelamento, não dê muita resistência. Isto pode dar azo a pessoas descontentes que, por sua vez, fazem críticas negativas. Pode tentar dar uma devolução parcial, se a devolução total for impossível por alguma razão. Passe sempre uma imagem de responsabilidade, cordialidade e compreensão.
Melhore as suas avaliações e comentários
Poder contar com os comentários e a apreciação dos hóspedes é fundamental para construir e cimentar a sua notoriedade e ter um cunho de confiança em reservas futuras. Pode aproveitar este momento para contactar alguns hóspedes anteriores que saiba que ficaram satisfeitos e pedir uma avaliação ou comentário. Estes, estando a par da dificuldade do setor neste momento, irão perceber e disponibilizar um pouco do seu tempo para ajudar.
Leia o nosso artigo sobre este assunto aqui.
Foque-se na oferta para 2021, nas reservas antecipadas
Caso não se sinta confortável em fazer competição com base em penetração de preços (isto é especialmente válido para produtos de qualidade superior e diferenciados), pode fazer descontos para reservas antecipadas para as próximas épocas. A reserva antecipada é o único desconto que não é visto como prejudicial a uma oferta turística de valor superior.
Esperemos que estas recomendações o tenham ajudado. Que medidas já está a tomar ou pensa tomar nestes tempos desafiantes? Partilhe connosco!