Uma primeira boa impressão é essencial e a imagem do AL vende mais do que descrições ou áreas. Quando alguém gosta do que vê nas imagens, mais facilmente marca uma reserva. Saiba como:
1. Planeie a sessão fotográfica
Defina quais as divisões que quer fotografar e a ordem. Faça uma pesquisa sobre quais as melhores horas de incidência de luz solar de acordo com o posicionamento das divisões na casa. Tente escolher também um dia com muito sol para que possa tirar o melhor partido da luz.
2. Limpe e organize os espaços
A casa deve estar apresentada impecavelmente. Muitas vezes vemos fotos de imóveis que são um desastre, desarrumados e sujos. Uma fotografia deste género não vai favorecer em nada a divisão ou a casa e dificultará a realização do negócio. Ao ver uma fotografia de má qualidade o cliente não vai conseguir visualizar o imóvel de uma maneira adequada.
3. Escolha um bom ângulo que favoreça as divisões
Procure fazer as fotos de um ângulo que favoreça cada ambiente. Existem alguns truques utilizados por fotógrafos profissionais para dar amplitude aos espaços, como a regra dos terços, que consiste em enquadrar de forma vertical ou horizontal o que será fotografado.
Para ter a garantia de que você conseguirá, pelo menos, uma boa fotografia de cada divisão um conselho é tirar muitas fotos de vários ângulos e posições possíveis.
4. Tenha especial atenção às casas de banho
A casa de banho (assim como a cozinha) é uma divisão que tem de estar limpa, ou pelo menos assim deve transparecer. Um dos erros mais comuns é o tampo da sanita estar levantado, assim como o cesto dos papéis não ter tampa.
Tenha também atenção aos espelhos, tente fazer a foto de forma a não aparecer o seu reflexo.
5. Faça a edição das fotos
Depois de selecionar as fotos tiradas, está na hora de editá-las. A edição de fotos vai polir e melhorar as fotografias imobiliárias, deixando-as com um aspecto mais profissional.
6. Destaque os pontos de diferenciação
Já que a fotografia imobiliária será usada de maneira a atrair e prender a atenção do cliente, o ideal é que ela mostre o que o imóvel tem de melhor. Os anúncios devem ter fotos para valorizar o imóvel. Assim, se há algum diferencial, não deixe de fotografá-lo. Pode ser um terraço, uma churrasqueira, lareira, closet etc.